Dúvidas Frequentes

Home | Dúvidas Frequentes

Curso Superior de Tecnologia é considerado um curso superior?

A resposta é sim. É um curso superior, nos termos da Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. É considerado um curso de graduação.


Qual a diferença entre o Curso Superior de Tecnologia e os outros cursos que duram 4 anos?

A diferença é que nos cursos com duração de 4 anos o aluno recebe o título de “Licenciado” ou de “Bacharel”. Já no Curso Superior de Tecnologia o aluno recebe o título de “Tecnólogo”. Esses modelos estão previstos da LDB – Lei n. 9.394/96.Fonte: http://emec.mec.gov.br


O portador do diploma de Curso Superior de Tecnologia pode fazer um curso de pós-graduação?

A resposta é sim. Como o Curso Superior de Tecnologia é um curso superior, uma vez concluído, seu diploma permite o acesso a pós-graduação, seja ao MBA [lato sensu] ou ao Mestrado Profissional [stricto sensu].


O Curso Superior de Tecnologia, a distância, está autorizado pelo MEC?

O Curso Superior de Tecnologia presencial foi autorizado a funcionar online, até o final de 2021. Mas também está autorizado o seu funcionamento a distância.


Como aluno a distância, sou aluno da FAC-ED ou UNIABA? Como fica meu diploma?

Você é matriculado na FAC-ED / UNIABA. Seu diploma é emitido pela FAC-ED, Instituição de Ensino Superior credenciada e autorizada pelo MEC.


Se eu já cursei uma Graduação ou estou cursando, poderei obter isenção de algumas disciplinas?

Como em todo curso superior, disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso no curso podem ser aproveitadas, caso haja equivalência de programas e de carga horária. Após a aprovação no processo seletivo, o aluno deverá dar entrada no pedido de isenção e anexar a documentação da instituição em que já cursou uma ou mais disciplinas. Se o pedido atender às determinações legais, será deferido. Apenas 25% da carga horária total do curso podem ser isentas nesse processo.


Eu preciso assistir às aulas do Curso Superior de Tecnologia? Onde elas acontecem.

Você é matriculado na FAC-ED / UNIABA. Seu diploma é emitido pela FAC-ED, Instituição de Ensino Superior credenciada e autorizada pelo MEC.


Como as provas são feitas?

Durante a pandemia, todas as provas são feitas em ambiente virtual, com total segurança de identificação do aluno.